5.11.10

Cow Parade

O evento mais badalado de arte urbana dos últimos tempos em Porto Alegre é 99% privado. O Cow Parade, como diz no site, é idealiado pela TopTrends, realizado pela Farah Service e patrocinado exclusivamente (e de forma genial, eu diria) pela Mu-Mu, empresa de produtos laticínios comprada pelo grupo Vonpar há um ano, que tem sua própria vaquinha na cidade. O apoio da Prefeitura aparece apenas como uma autorização para que as vacas sejam espalhadas pela cidade.



O sucesso do Cow Parade comprova o que disse Bastiat, cerca de 200 anos atrás, que as boas artes sempre conseguirão se manter privadamente já que são uma demanda verdadeira da população, não necessitando de fundos públicos de subvenção das artes. Através do marketing não-convencional, citado anteriormente neste blog aqui e aqui, entidades privadas conseguem, pela seu próprio interesse, criar bens públicos e gerar externalidades positivas.

-

The latest and trendiest urban art event in Porto Alegre is 99% private. The Cow Parade, as the website says, is idealized by TopTrends, realized by Farah Service and exclusively sponsored (in a very ingenious way, I would say) by Mu-Mu, a dairy product company recently bought by Vonpar, which has its own cow in town. Support by city hall was shown only as an authorization to spread the cows throughout the city.

Cow Parade's success proves what Bastiat said almost 200 years ago, that good arts would always maintain itself privately as it is a real demand of the population, with no need of public funding of the arts. Through unconventional marketing, which I posted about before in this blog here and here, private entities can create, through self-interest, public goods and positive externalities.

Nenhum comentário:

Postar um comentário