12.8.10

Tintas Coral e os bens públicos / Tintas Coral and public goods

Em um post mais antigo, eu havia comentado sobre a provisão de bens públicos como praças pela iniciativa privada.

Hoje, será inaugurado em Porto Alegre um projeto interessante da Tintas Coral, chamado "Tudo de Cor para você em Porto Alegre". Em uma jogada de marketing não-convencional, a empresa pintou todas as fachadas dos edifícios da Rua João Alfredo, no bairro Cidade Baixa de Porto Alegre, melhorando o bem-estar urbano para toda a população e frequentadores da zona. É mais um grande exemplo de provisão de bens para a coletividade a partir de motivações de auto-interesse. A empresa também já realizou o projeto nas cidades de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Mais informações:
"Rua João Alfredo é entregue revitalizada", Porto Imagem

-

In an earlier post, I had commented on the private provision of public goods such as parks.

Today an interesting project will be delivered in Porto Alegre by Tintas Coral called "Tudo de Cor pra você em Porto Alegre". Using non-conventional marketing, the company painted every building façade on Rua João Alfredo, in Porto Alegre's Cidade Baixa neighbourhood, improving urban conditions for the whole population. It is another good example of a private provision of public goods from one's self-interested motivations. The company has already delivered the project in São Paulo, Salvador an Rio de Janeiro.

2 comentários:

  1. Daí para se acreditar que se poderia prover bens públicos tais como segurança de modo privado me parecer um salto um pouco otimista demais...

    ResponderExcluir
  2. Fábio, minha idéia foi apenas mostrar exemplos criativos de como isso pode ser feito... Mas entrando nesse assunto, exemplos de segurança em espaços públicos e semi-públicos já existem, como seguranças de loteamentos, shoppings, parques construídos privadamente (como aquele ao lado da tua casa) e aqueles contratados por associações de moradores.

    ResponderExcluir